domingo, outubro 08, 2006

Gaudí: a Arquitectura que mais me tocou

Quando depois de muito andar perdida na mesma Avenida em Barcelona os meus olhos se depararam com a Sagrada Família, tive a sensação de que estava perante uma cena do filme do Senhor dos Anéis.

Era noite, a Sagrada Familia estava toda iluminada, um fascínio que me fez prender o olhar e pensar em como alguém conseguiu visualizar algo tão surreal.


Gaudí (Antoni Gaudí i Cornet) viveu entre 1852 e 1926, foi um arquitecto catalão e é um dos símbolos de Barcelona, onde estudou e passou grande parte da sua vida. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão.

Os seus primeiros trabalhos possuem claras influências góticas e da arquitetura catalã tradicional.

Com o tempo, entretanto, passou a adoptar uma linguagem escultórica bastante pessoal, projectando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente a Catedral da Sagrada Família possuem um poder quase alucinatório.

O projecto da Sagrada Família começou quando Gaudí tinha 31 anos e foi o último da sua vida, pois dedicou-lhe 40 anos da sua vida... e esta obra nunca ficou concuída.

Politicamente, Gaudí foi um fervoroso nacionalista catalão. (ele foi certa vez preso por falar em catalão em uma situação considerada ilegal pelas autoridades).





Barcelona

Casa Milà

2 Comments:

At 5:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Adoro Barcelona!!! E Gaudí era de facto um génio!!

 
At 4:36 da tarde, Blogger Claudia said...

É verdade... Gaudí tem algo de fantasia, de mistério, não é conformista. E Barcelona... huuummm... Barcelona... tantas boas recordações!

 

Enviar um comentário

<< Home